domingo, 3 de fevereiro de 2008

Você tem problemas com a memória?

Que tal ficar de olho na alimentação para prevenir esse mal?


Segundo Alexandre Merheb*, quem presta atenção na memória e quer sempre mantê-la ágil e ativa não precisa, necessariamente, apelar para técnicas e treinamentos. Há um meio mais natural e fácil de conservá-la em bom estado: através da alimentação. Alguns peixes (particularmente os de água fria como o bacalhau, a enchova, o atum e o salmão) são ricos em ácidos graxos essenciais conhecidos como Ômega 3. Esses ácidos são antídotos do ácido aracdônico, conhecido como causador do processo de aceleração do envelhecimento celular.


Dessa forma, funções como memória, concentração, vigília, entre outras, podem realmente ser preservadas se a pessoa consome tais alimentos com freqüência e em quantidades significativas. Alimentos ricos em fósforo também têm um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia", o elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta. Suas principais fontes são as carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite.


Outra questão importante é aprender o que deve ser evitado para manter a memória funcionando bem: deve-se evitar o consumo rotineiro dos chamados carboidratos de alto índice glicêmico, como os amidos do trigo (massas), da batata, dos cereais refinados, além de doces, chocolates, refrigerantes, sorvetes, entre outros.


Por se tornarem uma sobrecarga metabólica, capaz de alterar o ritmo de produção de insulina pelo pâncreas, esses alimentos podem levar à produção excessiva do ácido aracdônico, responsável maior pela reação inflamatória crônica que envelhece precocemente a célula.


*Mestre em Nutrologia pela UFRJ, fez especialização em Medicina Desportiva e Medicina Ortomolecular. É diretor do Espaço Merheb de Emagrecimento e Qualidade de Vida.


Fonte:www.bolsademulher.com/corpo/materia/alimentos_para_a_memoria/8037/1

Nenhum comentário: