quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Tudo começa no café-da-manhã

Bons motivos para caprichar no café-da-manhã

Quem não gostaria de acordar e sentar-se em uma mesa bem posta, para tomar um café-da-manhã farto, com leite, pães, sucos, cereais, queijos e os jornais do dia para ler calmamente?

Pouca gente consegue seguir essa rotina. Na prática, a maioria das pessoas costuma mesmo, é fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia.

Muitos nem toma café-da-manhã. A desculpa mais comum é a falta de tempo. Mais do que uma contingência da vida moderna, o descaso com a primeira refeição do dia é uma atitude completamente errada, que deixa o organismo com um déficit de energia.


Por que é necessário comer algo pela manhã?

Acompanhe este raciocínio: na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.

Começar o dia sem suprir minimamente as suas necessidades pela manhã tem alguns desdobramentos. Com as reservas de energia em baixa, é comum faltar pique para realizar as tarefas ao longo do dia. Por incrível que pareça, muita gente não relaciona a pouca disposição à essa alimentação desequilibrada. É justamente no momento do despertar que precisamos de alimentos que funcionam como combustíveis para o corpo.

Ficar sem comer pode provocar fraqueza, mal-estar e indisposição. Também restringe a sua capacidade de escolha. Isso mesmo: quem passa muito tempo de estômago vazio chegará perto do horário do almoço sentindo uma fome descomunal. Nessas condições, a tendência é comer o que vier pela frente, sem conseguir controlar o apetite. Uma boa alimentação pela manhã certamente ajudará você a se manter bem até escolher novamente o que deseja saborear. Experimente!


Atitude ideal? Variar os alimentos!

Para um café-da-manhã saudável não pode ficar de fora nenhum grupo de alimentos, só assim garante-se o aporte adequado de nutrientes. Para facilitar a sua escolha, separe os alimentos em grupos de nutrientes e escolha pelo menos um de cada.

Grupo das proteínas - encontradas no leite, no queijo, no iogurte, nos ovos e nos frios.

Grupo dos carboidratos - presentes nos pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias.

Grupo das gorduras - encontrados na manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral.

Vitaminas e minerais - presentes nas frutas e nos sucos.

Fonte: http://www.pratiqueleite.com.br/content.php?recid=4643


Nenhum comentário: