domingo, 18 de novembro de 2007

Os benefícios do óleo de canola na alimentação

Alimentos funcionais são aqueles que nutrem e promovem benefícios metabólicos ou fisiológicos sobre a saúde das pessoas. Existem hoje vários alimentos investigados, com diversas funções terapêuticas.

Na área dos alimentos ricos em gorduras a ênfase é maior, considerando o fato de que estes determinam os níveis de colesterol no sangue, induzindo as indústrias a produzirem novas margarinas e óleos vegetais de origens variadas, fontes de lipídeos (gorduras) em proporções adequadas.

O óleo de canola é um lipídeo rico em ômega-3, que é um ácido graxo essencial com diversos benefícios à saúde comprovados cientificamente.
Em estudos com fumantes, idosos e indivíduos com placas de ateroma pré-existente, o uso do ômega-3 reduziu o risco de infarto do miocárdio, arritmia e trombose, a pressão arterial e a concentração de triglicerídeos do plasma.
O óleo de canola também contém altos teores de gordura insaturada, que podem prevenir e reduzir os riscos de doenças circulatórias e coronárias. Uma das ações já comprovadas de sua composição lipídica é a redução dos índices sanguíneos da fração LDL do colesterol (colesterol ruim) e manter a fração HDL (colesterol bom) em níveis adequados.
Vale ressaltar que os óleos são facilmente convertidos a gorduras trans por oxidação durante o seu processamento. Dessa forma, não são recomendados o seu uso no preparo de alimentos fritos ou refogados, pois não proporcionarão ação terapêutica. O ideal é usá-los em saladas ou consumi-los puros, na colher, diariamente, como suplementação.

Fonte: PEREIRA, S.E. Os benefícios do óleo de canola como alimento funcional na dieta usual. Nutrição em Pauta, n.66, mai./jun. 2004.

Nenhum comentário: