quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Soja sim!!!

O consumo de soja e derivados tem sido associado a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis (colesterol alto, pressão alta, diabetes, etc) devido à presença de isoflavonas, que são compostos encontrados na soja. No Brasil, o processamento dá origem a diferentes matérias-primas como farinha de soja, extratos hidrossolúveis e proteínas texturizadas que podem ser utilizados na produção de alimentos que fazem parte da dieta ocidental.
Nos últimos anos, a procura por alimentos derivados de soja tem aumentado devido à divulgação dos benefícios à saúde atribuídos ao consumo desta leguminosa.
Diversos produtos têm sido lançados no mercado para suprir essa procura, e pouco se sabe quanto à presença e concentração das isoflavonas. Estas, dependem das condições de processamento, da temperatura e do tratamento do material.
Um estudo feito com proteína de soja produzida no Brasil mostrou que o consumo diário de 2-3 colheres de sopa de soja integral ou de soja texturizada contribuem com mais de 50mg de isoflavonas totais na dieta. Esta quantidade tem mostrado bons resultados em estudos para prevenir as doenças já mencionadas.
Técnicas de processamento que otimizem a presença desse composto em alimentos derivados de soja devem ser estudadas considerando, sobretudo, o aumento da procura destes produtos por parte da população.

Fonte: GOES-FAVONE, S. P. de et al. Isoflavonas em produtos comerciais de soja. Ciência e Tecnologia Alimentos, v.24 n.4, Campinas, out./dez., 2004.

Nenhum comentário: