sábado, 15 de dezembro de 2007

AÇAÍ

Açaí contra o envelhecimento

Fruta amazônica ajuda a combater as rugas

Boa notícia para quem curte um pote de açaí e acha que só está tomando uma deliciosa bebida energética. Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essa minúscula fruta, além de ser um ótimo energizante, é também, em seu estado puro, uma excelente maneira de se evitar o envelhecimento precoce.

O açaí roxo (o branco não foi testado na pesquisa da UFRJ) é um alimento rico em flavonóides, uma classe de substâncias antioxidantes que ajuda a combater os radicais livres e, conseqüentemente, o envelhecimento cutâneo. "No nosso corpo existem enzimas que capturam esses radicais livres. Mas,
conforme envelhecemos, essas enzimas vão diminuindo sua atividade. Os flavonóides, encontrados no açaí, ajudariam a fazer esse trabalho de captura", explica o farmacêutico Dr. Fábio Menezes, professor da Universidade e coordenador do estudo.

Os benefícios da fruta amazônica para a pele, no entanto, vão muito além. O estudo comprovou que o açaí ajuda também na prevenção da acne. "Com ele, podem ser feitos, além de sucos, loções e géis que têm uma ação antimicrobiana, e, por isso, são benéficos à pele", afirma o professor. Outra característica do açaí seria sua riqueza em fibras - quase 3g em cada 100g de fruta - o que ajudaria a melhorar o func
ionamento do aparelho digestivo.

Mas nada de sair por aí devorando tigelas indiscriminadamente. Principalmente quem já passou dos 50 deve tomar cuidado para não exagerar na dose. "O açaí é um alimento muito calórico, o que pode levar a um aumento da taxa de colesterol. Por isso é bom que pessoas idosas tenham um acompanhamento de nutricionistas", alerta Fábio Menezes.

Há mais alguns motivos para ir com cautela. A polpa industrializada que se compra em supermercados não apresentou, nos estudos
, nenhuma propriedade além da energética. "A polpa industrializada não é eficaz no combate aos radicais livres, e a fruta pura, que se mostrou eficaz, não é facilmente encontrada no sul e sudeste do Brasil, justamente por ser originária da Amazônia", pondera o especialista.

Vamos supor, contudo, que você seja uma pessoa de sorte e encontre o fruto do açaizeiro no hortifruti da esquina. Nesse caso, Fábio Menezes dá a dica. "Deve-se conservar a fruta em geladeira e fazer o suco o mais rápido possível", ensina.


FONTE: http://www.maisde50.com.br/artigo
.asp?id=4103


ANOTA AÍ UM ÓTIMO ENERGÉTICO!

TIGELA DE AÇAÍ

Ingredientes:
  • 1 pacote de 100 ml de açaí
  • 1 banana prata
  • 3 morangos
  • 1 colher de sopa de xarope de guaraná
  • 2 colheres de sopa de leite
  • Para acompanha granola

Modo de preparo:
  • Coloque o conteúdo do pacote de açaí no liquidificador junto com os outros ingredientes, mas com exceção da granola.
  • Bata até que tudo fique cremoso.
  • Coloque numa tigela e leve à geladeira por alguns minutos.
  • Retire da geladeira e cubra com a granola.

Obs.: existe a opção de comprar pacotes de açaí com guaraná congelado!!

Nenhum comentário: