terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Que cansaço!!

A correria do dia-a-dia faz com que o aparecimento de doenças causadas por estresse, má alimentação e sedentarismo cresçam cada vez mais. Entre os problemas mais comuns está a fadiga crônica, síndrome que pode acometer qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo. Segundo a Internactional Chronic Fatigue Syndrome Study Group, a principal característica é sentir cansaço excessivo, sem explicação aparente.

Dores de garganta, de cabeça, nas articulações ou musculares costumam acometer quem sofre de fadiga. Gânglios inflamados e dolorosos, comprometimento da memória e da concentração, sonolência mesmo após dormir bem e fraqueza intensa por mais de 24 horas depois da prática de exercícios são outros problemas que podem aparecer. O diagnóstico da fadiga crônica se dá quando a pessoa sente quatro ou mais sintomas por pelo menos seis meses.

Chocolate amargo e outros alimentos poderosos

Na opinião da nutricionista Thais Siqueira de Moraes, especialista da Dhamma Consultoria em Nutrição, a qualidade do que se come interfere diretamente no bem-estar. 'A alimentação ameniza diversos sintomas, pois auxilia na qualidade do sono, melhora a imunidade fisiológica e evita a fraqueza muscular', afirma. Sentir cansaço após uma atividade física é normal, mas quem mantém uma dieta equilibrada se sente menos extenuado.

Um estudo britânico divulgado essa semana aponta que uma dose de chocolate amargo ajuda no combate ao problema. 'O recomendado é ingerir de 30 a 45g diariamente, o que equivale, aproximadamente, a ¼ de barra grande de chocolate', explica Thais. 'Quem exagera no consumo da guloseima, pode ter exatamente o efeito contrário'. Mas quais são os benefícios desse alimento? 'Por ser rico em antioxidantes como os polifenóis e flavonóides, o doce ajuda a proteger os vasos sanguíneos, prevenir alguns tipos de câncer e promover a saúde do coração. Além disso, atua no controle da pressão arterial e aumenta os níveis de serotonina no cérebro'. Esse neurotransmissor evita problemas, como mau humor, ansiedade, agressividade, depressão, sono, supressão de apetite e fadiga.

A nutricionista Teresina Mendes dos Santos, pós-graduada em Nutrição Clínica na Universidade Federal do Paraná, alerta que o alimento não traz apenas benefícios. 'É bom lembrar que o chocolate contém alto nível de gordura saturada e de açúcar. Fora o fato de ser muito calórico e contribuir para o ganho de peso', explica. 'Aproveite os benefícios, mas com muito cuidado. As frutas também contêm flavonóides, mas são menos calóricas e não contêm gordura'.

Há outros alimentos que, por também serem ricos em antioxidantes, trazem alívio dos sintomas da fadiga, como uvas, vinho tinto e chá verde. A fadiga também pode estar relacionada a uma alimentação desequilibrada ou inadequada, principalmente quando associada a atividade física. Muitas vezes, o simples fato de adequar a alimentação às suas necessidades já alivia os sintomas de fadiga e melhora a qualidade de vida.

Fonte: http://bemleve.feminice.com.br/dieta/fadiga-cronica/947

Nenhum comentário: