segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Verão e alimentação

No inverno, é preciso cobrir o corpo e as pessoas costumam ficar mais elegantes e sóbrias. Já no verão, a pele fica à mostra em decotes, saias e fendas. Mas será que é só o estilo de se vestir que muda com a virada da estação? A alimentação também precisa ser adaptada para atender às necessidades de cada clima.
Segundo a nutricionista Thaís Siqueira, sócia administrativa da Dhamma Consultoria em Alimentação, o corpo "pede" diferentes tipos de nutrientes no inverno e no verão. "Quando está frio, precisamos de mais energia a fim de repor o que gastamos para nos manter aquecidos. Já no calor, o corpo precisa de mais água para compensar o que eliminamos pelo suor, além de vitaminas para cuidar da pele e dos cabelos", afirma.
Apesar de estarmos na primavera, uma estação de transição, é possível começar a mudar hábitos a partir de agora. "Passe a optar por alimentos mais frescos e naturais, ricos em vitaminas e minerais, como as frutas, as verduras e os legumes. Evitar os alimentos ou molhos gordurosos também é uma boa atitude", explica a nutricionista.

Hidratação em alta!!
No inverno, normalmente, não damos a importância necessária para a hidratação, essencial em todas as estações do ano. "A água é como se fosse o óleo de um motor de carro: sem ele, o motor não funciona direito", exemplifica Thaís. "No verão, com as altas temperaturas, sentimos mais sede, pois o corpo tende a eliminar água em forma de suor equilibrar a temperatura corporal.
Por isso, dar mais atenção à hidratação evita problemas de saúde nessa época". Consumir alimentos ricos em água, como as folhas verdes e as frutas como melão e melancia, também ajuda a manter o corpo sempre hidratado.Há alimentos que costumam ser consumidos quando está frio, mas devem ser evitados no verão.
O chocolate quente, por exemplo, é uma bebida nada refrescante, rica em gordura e calorias. Comidas de difícil digestão, como pizzas e massas, quase sempre acompanhadas de bastante queijo e de molhos calóricos, também não devem entrar no cardápio de quem quer manter a forma para o verão. "Os sorvetes de fruta são ótimas opções para matar a vontade de uma sobremesa geladinha e refrescante no calor", afirma a nutricionista. "Os de frutas, que não contêm leite em sua formulação, são os mais indicados, por serem menos calóricos".
O clima do verão é estimulante para aprender e começar a consumir os sucos naturais e saladas bem coloridas. Os de limão, melão, melancia e abacaxi são menos calóricos, supersaborosos e doces por natureza. Experimente-os antes de adicionar açúcar e, para evitar as calorias extras, prefira os adoçantes. Os refrigerantes devem ser evitados, mas caso sejam consumidos, dê preferência aos lights, que são praticamente isentos de calorias.

FONTE: http://bemleve.feminice.com.br/dieta/comida-de-estacao/974

Nenhum comentário: